quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

MUDA

MUDA - TROCA DE PENAS
Gostaria de poder escrever por varias horas seguidas sobre o assunto “Troca de Penas” entretanto, irei direto ao centro da questão:

1. Observe que durante a muda os passaros reduzem o seu metabolismo, por isto comem pouco, justamente no momento em que mais precisam comer para repor as energias gasta na Troca de penas.

2. Observe que durante a muda os passaros voam pouco, perdem a mobilidade por motivos óbvios. Imagine em vida selvagem ter que encontrar o seu alimento durante o inverno, quando não existe a fartura típica da Primavera e Verão. Observe ainda ter que voar grandes distâncias para encontra-los. Daí a redução do metabolismo, logo, comem pouco quando necessitariam comer muito, para poder repor as energias gastas durante a “Troca de Penas”.

3. Observe que aqui no Brasil os passaros trocam de penas praticamente no Outono / Inverno, ou quando as temperaturas começam a cair. Como ficar sem a plumagem no frio??? Sera que o frio favorece a muda??? A muda ocorre no momento em que os dias começam a ficar mais curtos, escurece mais cedo, sendo assim os passaros passam a maior parte do tempo (noites mais longas) em descanso. Observe que a nova plumagem, ou melhor, as penas que se encontram em processo de crescimento e “Cura” (enxugamento do sangue dos canhões) não podem ser submetidas ` ação mecânica do vento, caso ocorra, o passaro repetira a muda ou fara um “Repique” na plumagem, logo não devem ser submetidos a ação plena do vento antes da hora.

Conclusão:

Estas são algumas das questões que podemos levantar numa rapida abordagem. Todas as questões aqui enumeradas parecem conflitantes, pois, os passaros não se alimentam na razão direta das suas necessidades, tem o seu metabolismo atenuado para atender a escassez dos alimentos, escassez esta, característica da época, que nos parece imprópria `a muda, pois faz frio, exatamente no momento em que os passaros estao perdendo as penas.

Todas estas questões aqui levantadas, nos levam a acreditar que o organismo dos passaros efetua uma reserva calórica compatível com suas necessidades durante a muda, não sendo necessario qualquer suplementação de nutrientes em condições normais de saúde.
Acreditamos que uma suplementação com “Concentrados Vitamínicos e ou Ferrosos” sejam de todo desnecessario pela sobrecarga que ira submeter o fígado do passaro, quando este, acreditamos possuir reservas de Glicogênio armazenadas em quantidades suficientes a manter o Tônus necessario a que a Muda se processe sem alterações. Faço restrição apenas aos passaros que não entraram espontaneamente na muda, por apresentarem deficiências nutricionais indispensaveis a faze-lo.
Nestes casos e somente nestes, ministro o Protovit Plus do laboratório Roche até que a muda se instale.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial