sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Perda da voz (rouquidão)

Perda da voz (rouquidão)


As aves tem um órgão chamado siringe, que é encontrada na bifurcação da traquéia em brônquios primários. Quando a ave tem rouquidão é porque alguma coisa impedindo a liberação do som com todas as variações. Pode ser inflamações causadas por ácaros, por viroses, por bactérias e mycoplasma. Pode também ser ocasionada por outros motivos, entre elas, pela conseqüência de um resfriado forte, onde a ave foi exposta a correntes de vento ou comida gelada, além de fungos suspensos em ambientes úmidos e por exposição a ar condicionado.Os sintomas são: Voz fanhosa, perda total da voz, respiração ofegante, chiado na respiração, um intermitente abre-fecha do bico e intensa dificuldade para respirar.

O que se deve fazer para evitar o problema?


Para evitar o aparecimento dessa enfermidade, é evitar expor o pássaro á correntes de vento, não sair com a ave nos dias em que estiver ventando muito (mesmo que esteja calor), não permitir que cantem de forma exagerada, notadamente após os torneios, bem como fechar devidamente os vidros do automóvel nas viagens para passeio. Além disso, não colocar as gaiolas em contado com paredes úmidas e mofadas, principalmente em banheiros, cozinhas e finalmente nunca manter as aves em ambientes que tenham ar condicionado em baixas temperaturas e nem colocar as gaiolas embaixo do mesmo.
O tratamento é feito a base de antibióticos, remédios homeopáticos, vitaminas e quimioterápicos, mas lembrando que todo e qualquer tratamento deve ser orientado por um médico veterinário especializado em aves, onde o mesmo estará sugerindo o melhor tratamento.

Até a próxima!

retirado do site:http://www.clubedocriador.com/

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial