domingo, 27 de julho de 2008

Araponga

Araponga

A araponga é uma ave existente no Brasil que produz som parecido ao de um martelo numa bigorna. As arapongas pertencem à subfamília Cotingidae, género Procnias.
A araponga é conhecida em todo o Brasil pelo seu grito alto e estridente. Em outras regiões do país, ela é conhecida por guiraponga, ferreiro ou ferrador, sendo que esses dois últimos nomes vêm do seu grito, que imita com perfeição o trabalho de um ferreiro, primeiramente com uma lima e a seguir com a batida estridente de um martelo sobre a bigorna. O nome araponga é indígena e vem de ara (ave) e ponga (soar).
Três espécies de arapongas são encontradas no Brasil:
a
Araponga-comum (Procnias nudicollis), que é a mais comum, habitando desde matas litorâneas da Bahia até o Rio Grande do Sul. O macho é todo branco, com a garganta e os lados da cabeça esverdeados, e a fêmea é totalmente esverdeada.
também a
Araponga-do-nordeste (Procnias averano) que vive em Roraima e no Nordeste, onde se torna cada vez mais rara por causa da derrubada das matas, seu habitat natural. Alguns ecologistas estão tentando a preservação desta espécie. As asas são pretas, o peito é branco, cabeça marrom e vários apêndices carnudos que "nascem" do seu pescoço como se fossem barba, de onde vem seu nome popular de "araponga-de-barbela".
e a
Araponga-da-amazônia (Procnias alba), que habita o Amazonas na região do Rio Negro, mas pouco se sabe sobre ela.

Espécies
Araponga-da-amazônia, Procnias albus
Araponga-do-nordeste, Procnias averano
Araponga-comum ou ferreiro, Procnias nudicollis
Araponga-do-nicarágua, Procnias tricarunculata